quinta-feira, 16 de julho de 2009

Biografia


Aos cinco (05) dias de Julho de 1972, nascia na localidade Bom Lugar, atual Município de Alvorada do Gurguéia, PI, uma criança raquítica, doente, com poucas chances de viver, segundo os que lhe conhecera. Seus pais com pouca instrução, recursos financeiro, morando em um lugar bem distante de qualquer socorro médico, apelaram para a medicina alternativa. Foram se ai um ano e seis meses de muita persistência até que aquela pequena e frágil criatura deu os primeiros sinais de vida. Não há fotos que comprovem, mas no seu primeiro ano de vida poucos acreditavam em uma reação, quem o via pela manhã diziam: esse ai não chega à noite. Foi difícil, mas superou-se esta primeira das muitas etapas delicadas de sua vida.

A criança frágil que com muita força de vontade e amor incondicional de seus pais, tem poucas lembranças de sua infância que se sucedeu se em uma casa simples de fazenda, onde brincava com seus outros seis irmãos. Eram raros esses momentos, pois desde sedo aprendeu com seu pai que brincadeira era o trabalho, começou a trabalhar na roça com seu pai quando tinha dez anos. Somente aos onze anos pisou pela primeira vez em uma escola para estudar. Momento mágico em sua vida vida. A escola era um sonho, quando chegou lá já conhecia as palavras, pois a mãe, já lhe ensinara as primeiras letras, a escola era sem dúvida o melhor lugar, pois era ali que morava o sonho que construíra muito cedo, estudar, se tornar uma pessoa importante, ter um bom emprego e não ter que trabalhar na roça, naquele sol quente que ardia na pelo.

Na primeira escola fez o primeiro e segundo ano, foi quando seu pai vendeu uma pequena propriedade e foram morar na cidade, pois para ir até à escola, precisava andar 8 km entre sua casa e a escola, atravessavam três rios no período chuvoso, não era fácil chegar à escola, mas não faltava às aulas, havia uma grande admiração por parte daqueles que o conheciam, as pessoas sempre diziam esses meninos tem futuro, andar tanto para estudar e nós nos enchíamos de orgulhos.

Mudou - se para a cidade de Colônia do Gurguéia, onde não tinha que caminhar tanto para ir à escola, mas como já tinha uma idade avançada passou a estudar à noite e trabalhava ao dia.
Assim concluiu o antigo primário e ginásio na já citada cidade.

Uma grande mudança aconteceu em sua vida, quando teve que deixar pela primeira vez sua família para estudar em Floriano, era a única maneira de estudar o antigo segundo grau. Foram longos dias de angustia e sofrimento, a saudade de casa era muito grande, mas superada pela necessidade de estudar. O sonho de infância nunca deixou de existir.

Concluído o segundo grau com habilitação em pedagógico, foi trabalhar em uma loja de departamento, uma de suas maiores besteiras feita na vida, pois deveria ter continuado os estudos na universidade que chegara naquele ano na cidade. Foram seis anos sem estudar até que um dia deixou o emprego e foi se preparar em um cursinho para vestibular, no mesmo ano prestou vestibular para o curso de letras Português na USPI, sendo aprovado em décimo segundo lugar, foi muita emoção saber que a partir daquele momento faria parte da elite letrada da cidade, um aluno de escola publica, vindo da roça, que tivera tantas dificuldades se tornar um universitário. Já na universidade prestou concurso para professor do Município de Floriano sendo aprovado em primeiro lugar.

Formado no ano de 2005, prestou concurso para professor classe E para o Estado do Piauí, sendo aprovado em sexto lugar, em 2006, fez novo concurso para a Prefeitura de Floriano, sendo aprovado em primeiro lugar.

Aquela criança frágil e doente que vencera todos os desafios aqui mencionados, nunca foi reprovada em uma escola sempre buscou na escola uma alternativa de vida que lhe proporcionasse meios de conseguir realizar seus sonhos e aspirasses e foi através deste veículo que hoje posso dizer sou muito feliz por ter vencido, sou grato a Deus e principalmente a meus pais e meus irmão que sempre me apoiaram nas horas difíceis.

Hoje sou casado com a cabeleireira Ivoneide Rodrigues Mauriz e temos uma linda filha de cinco anos Tauana Rodrigues mauriz.

Fazer parte do quadro de profissionais da educação do meu município e do meu estado, trato com zelo esta tão honrada profissão que muito tem a contribuir para o engrandecimento de uma nação, não estaria hoje desempenhando semelhante função se não tivesse agarrado a oportunidade que os estudos me deram. Se pudesse dar algum conselho a uma pessoa que sonha como eu sonhei em conseguir algo de melhor na vida, diria: ESTUDE, pois é através dele que se pode conseguir realizar qualquer sonho.

Benedito Mauriz Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário