sexta-feira, 17 de julho de 2009

Memorial da Cursista Maria Domingas da E. M. Pe. Pedro Oliveira


Trajetória de leitura e escrita


Quando se pensa em trajetória de leitura e escrita somos levados a análise e reflexão sobre os bens culturais e a nossa participação no mundo letrado.

Sou natural da localidade Rio Branco deste município de Floriano – PI, filha de Marcelo Bispo do Nascimento- lavrador / vaqueiro e de Francisca Batista do Nascimento- professora. Éramos dez irmãos, sete homens e três mulheres onde sou a mais nova delas, o que me propôs mais oportunidades.

Minha mãe por ser professora desejava muito que nos tivéssemos oportunidades escolares para possíveis futuros promissores, enquanto meu pai queria, no entanto temia, pois via a “maioria do povo jovem da cidade como cheio de liberdade e sem respeito” porém estas palavras nos motivaram a não decepcioná-los.

Ensino fundamental 1ª a 8ª série

Fui alfabetizada pela minha mãe inicialmente pela antiga carta de ABC e em alguns momentos por um material que a mesma utilizava para alfabetizar adultos no chamado Mobral, em um papelão duro existia a palavra e outros desenhos e às vezes o formato do papelão era do nome do objeto como triângulo, quadrado etc.

Na época não existia sede escolar e nossa casa um dos cômodos funcionava a sala de aula onde havia aulas pela manhã (multiseriadas) e a noite (Mobral ) como não existia luz elétrica era utilizado dois lampiões. O grau de formação de minha mãe era 8ª série e o método de ensino era o soletrando.

Inicialmente veio para estudar na cidade minhas irmãs e pelo bom desenvolvimento escolar apresentado por elas, meus pais acharam conveniente que eu também tivesse as mesmas oportunidades e todas nos fomos amparadas por membros da mesma família da qual nosso pai era vaqueiro, pois queria que mantivéssemos contato umas com as outras.

Mudei-me para a cidade de Floriano em 1979, como já havia iniciado as aulas alguns meses fiquei estudando só em casa.

Cursei em:
1980 a 1ª série na Unidade Escolar Odorico Castelo Branco com a professora Mercês;
1981 a 2ª série na Unidade Escolar Agrônomo Parentes;
1982 a 3ª série na Unidade Escolar Ministro Pedro Borges, que tinha como educadora a professora Teresinha Leal que desenvolvia atividades motivadoras e procurava usar palavras de elogios aos nossos avanços que impulsionava nossa auto-estima;
1983 a 4ª série na Unidade Escolar Estefânia Conrado que tinha como diretor o professor Barcelar. Na época o que marcou positivamente era o habito de rezarmos e cantar hinos pátrios antes de adentrarmos a sala de aula. Marcou negativamente foi receber a noticia do falecimento da minha mãe em sala de aula;

Leituras desenvolvidas: jornais, historias em quadrinhos ordenada diariamente pelo esposo da minha madrinha.
1984 a 5ª na Unidade Estefânia Conrado;
1985 a 1987 a 6ª, 7ª e 8ª série na Unidade Escolar Monsenhor Lindolfo Uchôa, professores que marcaram: Rosenilde Atem com o poema minha Terra tem palmeiras de Gonçalves Dias entre outros e algumas dramatizações; professor Carvalho com suas belas aulas de Ciências. O que marcou negativamente foi ter que estudar a noite antes de concluir a 7ª série, para trabalhar os dois turnos no comercio da família na qual eu residia onde desde os onze anos já trabalhava um turno.

Segundo e terceiro grau

Para ingressar era necessário fazer um teste seletivo de Português e Matemática.

Em 1988 cursei o 1° ano pedagógico na Escola Normal Osvaldo da Costa e Silva e no ano seguinte por conta das greves fui obrigada a deixar a escola.

Em 1989 cursei o 2° ano no Colégio Nobel a convite da própria diretora que ofereceu – me a metade de uma bolsa de estudo enquanto eu a atendia no comercio.

Em 1990 cursei o 3°e 4° ano adicional na mesma escola.

Leituras desenvolvidas: livros literários como O.G. Rego, Torquato Neto e outros.

Em 1991 meus irmãos biológicos enviaram- me para fazer cursinho em Teresina.

Em 1992 enquanto estudava meu pai foi fazer alguns exames em Teresina e veio a falecer, quase desistir pelo desanimo e tristeza, mas meus irmãos não deixaram.

Em 1993 fiz concurso municipal para Timor fui aprovada, trabalhei apenas 06 meses pois havia feito também para professor do estado na cidade de Nazaré do Piauí com aprovação e chamado retornei a Floriano.

Em 1996 casei-me.

Em 1998 fiz concurso para o município de Floriano e vestibular para Pedagogia e tive meu primeiro filho.

Em 2002 fiz pós-graduação em docência do ensino superior e vestibular para Biologia.

Em 2003 tive meu segundo filho.

Durante o terceiro grau as leituras que marcaram foram dos autores: Paulo Freire, Emilia Ferreiro, Da costa e Silva, Piaget, Ana Teberowsky, Sônia Lopes, entre outros livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário